A Primeira Visão:

Jornada ao Bosque Sagrado

O Bosque Sagrado

Cerca de 480 quilômetros da cidade de Nova York, há uma área florestal de aproximadamente quatro hectares, em que mais de 100 mil pessoas visitam todos os anos.

Por que elas escolhem vir aqui?

Para se recordarem de uma oração que foi feita há 200 anos. Uma oração que mudou a vida delas.

Mais de 16 milhões de pessoas buscam a origem de sua fé em eventos que ocorreram nesta floresta, nas perguntas que o jovem Joseph Smith fez a Deus e nas respostas que ele recebeu.

Jornada a Palmyra

A jornada de Joseph Smith ao Bosque Sagrado se iniciou em 1816 com uma crise econômica devastadora. As geadas que aconteceram todos os meses daquele ano e as tempestades de neve em junho destruíram colheita após colheita em Vermont, elevando o preço dos alimentos e forçando milhares de fazendeiros pobres e falidos — inclusive a família Smith — a saírem do Estado.

Leia o livro Santos, Volume 1

As primeiras provações da família Smith

Quando Joseph Smith, aos 11 anos de idade, chegou a Nova York, ele já havia vivenciado a crueldade e a compaixão que aqueles tempos desesperadores trouxeram às pessoas.

Pelos próximos anos, ao trabalhar com seus pais e irmãos mais velhos para construir uma vida para sua família com dez pessoas, ele refletia com frequência sobre “a situação da humanidade”.

Por que as pessoas eram frequentemente tão desatenciosas apesar de terem os melhores ideais religiosos? E por que ele, sendo jovem, muitas vezes não conseguia viver o que sabia ser bom e correto?

“Deus não causaria tanta confusão.”

Crenças religiosas da época de Joseph Smith

Tiago 1:5

Além de ter frequentado diferentes igrejas e ter ponderado individualmente, Joseph buscou a Deus ao estudar a Bíblia. E, um dia, ao ler Tiago 1:5, ele sentiu que Deus estava falando diretamente a ele por meio daquela escritura antiga.

“E se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, sem repreensão, e ser-lhe-á dada.”

Os desejos de seu coração

Santos, Volume 1: Capítulo 2

“Retirei-me para o bosque silencioso (…)”

Ele primeiramente escolheu um local: um lugar silencioso na floresta onde ele poderia enfim se sentir sozinho e rodeado pelas criações de Deus. E, então, em uma manhã bem cedo, ele se ajoelhou e “começou a oferecer a Deus os desejos de [seu] coração”.

Não sabemos e nem podemos saber tudo o que estava no coração de Joseph naquela manhã. Sabemos que ele sentia o peso de suas próprias falhas e de um mundo corrompido. E que ansiava por uma crença e uma comunidade dirigida por Jesus Cristo. E sabemos que Deus conhecia seu coração e sabia que estava receptivo.

Após uma luta inicial para orar, Joseph foi “cercado por uma luz brilhante que ultrapassava o brilho do sol ao meio dia” e sentiu uma “alegria indescritível”. Nessa luz, ele viu dois personagens “cujo esplendor e glória desafiam qualquer descrição” — Deus, o Pai, e Jesus Cristo.

Relatos da Primeira Visão

Logo chegaria o tempo em que Deus teria uma obra a ser executada por Joseph Smith.

Por mais magnífica que tenha sido a visão, sua mensagem era ainda mais importante. Jesus disse a Joseph que as pessoas haviam se afastado Dele; embora ainda falassem de Cristo, haviam perdido a plenitude do poder de Sua verdade.

A igreja que Joseph procurava não existia mais na Terra — porém, logo chegaria o tempo em que ela seria restaurada, quando as profecias e os convênios antigos começariam a se cumprir.

De volta aos locais históricos